Tenho medo de abrir a relação e ele se apaixonar por outra

Descrição do post.

9/18/20242 min read

Esses dias nas andanças pelos perfis sobre relacionamento, me deparei com um comentário de uma psicóloga (a @corciolipsicologa) que me fez pensar muito sobre isso de ter medo de abrir a relação, um recorte do comentário era assim:

“E não tem certo ou errado, apenas devemos respeitar nossas vontades e principalmente buscar terapia para compreender se O MEDO É PELO COMPORTAMENTO DO OUTRO OU MEDO DO NOSSO PRÓPRIO COMPORTAMENTO”.

Esse trecho em caixa alta me pegou, de verdade, pense um pouco sobre isso. O quanto projetamos no outro o que está dentro de nós, isso é muito real!

Atribuímos ao outro o que é nosso

Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica, diz assim no trecho do seu livro “Civilização em transição”:

“Ainda atribuímos ao outro todas as qualidades malignas e inferiores que não gostamos de reconhecer em nós mesmos, e portanto temos que criticá-lo e atacá-lo, quando tudo o que aconteceu é que uma ‘alma’ inferior emigrou de uma pessoa para a outra…”

Esse trecho diz muito sobre nossas projeções e não só sobre relacionamentos, mas sim comportamentos no geral. Sabe aqueles que criticam exacerbadamente quem é do meio liberal e pelas costas da esposa trai deliberadamente? Sabe as pessoas que odeiam gays? Então, né…

Refletir da onde vem nossos medos e inseguranças não quer dizer que vamos imediatamente nos livrar deles, mas entendendo sua origem fica um pouco mais fácil de lidar com suas sombras, de ter consciência de que elas existem. Tem outro trecho do Carl Jung que pode ilustrar isso:

“O reconhecimento da sombra, por outro lado, leva à modéstia de que precisamos para reconhecimento e consideração conscientes que são necessários sempre que uma relação humana for estabelecida”.

Esse medo de ele ou ela te largar se abrir o relacionamento pode dizer muito mais sobre você na relação do que sobre a outra pessoa. Refletir sobre e entender mais sobre si mesmo(a) é um excelente caminho para uma vida mais livre e um relacionamento saudável.

Ela tinha medo de que ele a largasse

Tem até uma pequena história para ilustrar isso, é sobre um casal que demonstrava estar bem e viviam já há muitos anos juntos. Certo dia, fomos à casa deles e quando chegamos lá a mulher estava saindo para correr. Já na garagem ela diz a seguinte frase:

“Tenho que cuidar de mim né, já pensou eu relaxo? Ele me larga rapidinho.”

Um ano depois ele descobriu uma traição dela, terminaram e hoje ela vive com esse que começou sendo seu amante.

Ilustração perfeita né, o medo dela era projetado nele, como se ele fosse fazer o que no subconsciente dela era forte que a mesma faria.

Então, quando sentir medo reflita um pouco de onde ele vem e o porquê está vindo. Autoconhecimento é uma longa e desafiadora jornada.